O RN Online tem o prazer de publicar a entrevista
com jornalista cronista, autor e organizador de diversos livros, Gustavo Sobral, para o livro Impressões Digitais: escritores potiguares contemporâneos,
volume II, organização do pesquisador Thiago Gonzaga, CJA Edições, 2014.
O
potiguar iniciou seus estudos em Direito, graduando-se em 2006; e em
Jornalismo, em 2012, quando também concluiu o mestrado em Comunicação. Hoje,
Sobral se dedica exclusivamente a Comunicação – publicando ensaios sobre
cultura e literatura do Rio Grande do Norte, a vida e as personagens da cidade
de Natal.
O
primeiro livro, Arquitetura Moderna
Potiguar (2011), uniu a narrativa a fotografias de edifícios
representativos da cidade, concebendo também o projeto gráfico do livro e da
capa. Visite a página do jornalista clicando aqui.
1. Gustavo Sobral, onde você nasceu?
Relate-nos um pouco da sua infância e juventude.
Nasci em Natal/RN, no hospital Santa Helena, com a clavícula quebrada.
Escapei e fomos morar no Rio por um tempo, no Flamengo, próximo ao Palácio do
Catete. “Amar” foi a primeira palavra pronunciada, embalo do sono com “eu sei
que vou te amar” de Tom e Vinicius. E a vida começou assim com poesia.
2. E quais foram suas primeiras
leituras?
Encontrei a casa dos avós em Natal povoada por romances, crônicas e
contos e uma preciosa coleção, a documentos brasileiros da editora José
Olympio, debruçado sobre todos os livros, nasceu o leitor.
3. Apresente a sua atividade literária?
Despontou com a coorganização do volume Linguagens (Casa das Musas,
2010), reunião de autores diversos; a que se seguiu Arquitetura Moderna
Potiguar (Edufrn,2011).
A organização compartilhada da coleção Newton Navarro
(Edufrn,2013), com os livros: O solitário vento do verão, Saudade de Newton
Navarro e Sete poemas quase inéditos & outras crônicas não selecionadas; a
pesquisa e coautoria do livro dos sessenta anos da Federação das Indústrias do
Rio Grande do Norte (2013), a publicar; e Petrópolis (Offset,2014).
O mais, esparsos, capítulos de livros, verbetes, plaquetes,
resenhas, posfácios; e a pequena série Casas, crônicas de Gustavo Sobral e
ilustrações de Arthur Seabra, publicada no jornal Tribuna do Norte (2013).
4. Qual a sua formação?
Desenhei e contei histórias no livro da vida, do curso primário.
Foi um começo. Aluno desatento, trabalhoso para estudar, vivia sonhando. Até
que descobri a literatura, fui parte da academia juvenil de letras, escrevi
para a revista e jornalzinho da escola, a vida toda no Complexo Educacional
Henrique Castriciano. Segui para o curso de Direito, bacharel e advogado.
Tentei a carreira diplomática, estudei português, inglês, francês e
espanhol, economia, história, relações internacionais, frequentei o mestrado em
Ciência Política/USP na condição de aluno especial. Cursei jornalismo. Ao mesmo
tempo conclui o mestrado em Estudo da Mídia/UFRN, o tema da dissertação,
jornalismo cultural. Foi a preparação do escritor.
5. Em qual destas áreas você mais se
realiza?
A realização de todas elas é uma só, a escrita.
6. De que maneira sua formação
influencia na sua escrita?
De uma maneira total. Escrevo a partir do interesse desperto sobre
um determinado tema.
7. Como acontece o seu método de
criação?
Escrever é inspiração e técnica. Exercício diário e por etapas,
construção de todos os dias.
8. Como você vê o mercado editorial
potiguar?
Feiras do livro, encontros literários, selos editorias, gráficas,
escritores que despontam e consagrados em ação. Poesia, ficção,
livro-reportagem, reedições, publicação de trabalhos acadêmicos. O cenário é
promissor, mas se forma em ilhas.
Necessário se faz uma avaliação deste mercado editorial, números de
livros publicados, leitores, áreas de interesse, projeção nacional, uma sistematização
e uma política para o livro potiguar. Jornais e revistas precisam se voltar
para a atividade crítica.
9. É difícil publicar o livro no Rio
Grande do Norte?
A dificuldade de publicar é o desafio de se lançar em carreira
solo.
10. O que você lê na atualidade?
Revistas tantas, jornais diários, literatura.
11. Quais são suas principais
influências literárias?
Paulo de Tarso para conservar o sabor de revelar sutilezas. Marize
Castro por ensinar o poder da concisão. Millôr para ter humor. Quintana pela
surpresa das revelações. Vinicius de Moraes, poemas, sonetos e baladas.
Guimarães Rosa e Virgina Woolf para saber descrever cada coisa com lirismo e
precisão.
Cascudo é dicionário para aprender sobre tudo e saber dizer certo
as coisas. Antônio Candido para ser atemporal nas análises. Navarro para
aprender a beleza das coisas da cidade, sua gente, suas paisagens. Rubem Braga,
Ruy Castro e Woden Madruga para não perder o caminho do cotidiano.
12. Que outro tipo de arte desperta seu
interesse além da literatura?
O design e o design gráfico, a fotografia, a arquitetura, as artes
plásticas e a música.
13. Gustavo, e seu trabalho como
ilustrador, como surgiu também essa aspiração em desenhar?
A ilustração aparece como uma extensão dos livros, fruto do
interesse pelas artes plásticas, pelo design, em desenhar a arquitetura da
cidade por suas fachadas.
14. Ensaísta, cronista ou ilustrador, em
qual dessas vertentes Gustavo Sobral mais se realiza?
Cada uma destas facetas é uma realização na sua própria
manifestação e todas elas encontram espaço no elemento livro.
15. Fale-nos um pouco da sua estreia em
livro “Arquitetura Moderna Potiguar”. Em que momento você decidiu que deveria
publicar? Existiam, por exemplo, livros
nessa área no estado?
Pequeno ensaio sobre a arquitetura potiguar no espaço da
arquitetura moderna brasileira. Uma arquitetura que despontou em Natal nos anos
1950 por um time de arquitetos potiguares que saiu para estudar arquitetura em
Recife/PE e no Rio de Janeiro/RJ: Moacyr Gomes, Ubirajara Galvão e João
Maurício de Miranda.
O livro nasceu de um interesse particular pela arquitetura e por
histórias de vida, veio para contar um tempo que ainda não havia sido escrito.
16. Que edifícios você destacaria na
arquitetura moderna potiguar em Natal?
O conjunto moderno que se distribui pelos bairros de Petrópolis e
Tirol.
17. Fale-nos um pouco do seu trabalho
mais recente “Saudade de Newton Navarro”. Como surgiu a ideia, e como foi à
parceria com o poeta Paulo de Tarso Correia de Melo?
Reeditar O solitário vento do verão com editor Helton Rubiano era a
proposta inicial. Dela vieram mais dois livros, e assim, uma coleção. O
interesse pela vida e pela obra de Navarro levou a coleta dos depoimentos e se
fez Saudade.
A conversa com Paulo de Tarso para Saudade, revelou crônicas de
Navarro guardadas por Paulo em recortes de jornal. Assim se fez a amizade com o
poeta e o terceiro livro. Coleção que não se considera completa, ainda estamos
a procura de Newton Navarro.
18. Em sua opinião qual a importância de
artistas como Newton Navarro e Dorian Gray para a nossa história cultural?
Uma importância total, fundadora e inspiradora. Mestres nos seus
domínios, ensinaram a vida pela arte, manifesta na pintura, escultura,
tapeçaria, desenho, teatro, oratória, ensaio, crônica, poesia, o traço todo da
vida.
19. Você esta publicando um livro sobre
o bairro de Petrópolis. Algum motivo especial para a elaboração desse trabalho?
Relate-nos um pouco desse livro e da sua intenção ao escrevê-lo?
Petrópolis nasceu do cotidiano. Desenho, crônica, fruto da vida na
cidade, histórias ouvidas, leituras. É um passeio por temas, coisas da comida e
da bebida, incursões sobre cafeterias, bares, restaurantes e a revelação da
história do bairro. Inspirado nos guias de Gilberto Freyre para Recife e
Olinda, Lisboa de Fernando Pessoa, Ouro Preto de Bandeira.
Retrato de um instante e experiência nova, conceber um livro do
começo ao fim. O texto, as ilustrações, o projeto gráfico, formato do livro, a
capa, tudo coisa do autor. Impressão e entusiasmo de Ivan Junior da Offset
Gráfica. Livrinho pequeno, cômodo, que cabe na bolsa. Livro de bolsa.
20. Quais planos literários para o
futuro?
Escrever todos os dias, editar, organizar e publicar livros.
21. Quem é o escritor Gustavo Sobral?
Aquele também vocacionado para um provincianismo incurável.
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