Pais
e mães do Brasil inteiro conhecem bem esta marca: sucesso absoluto entre as
crianças, a Galinha Pintadinha já
teve 4 bilhões de visualizações em seu canal no Youtube e hoje movimenta mais de 300 milhões de dólares em produtos
licenciados.
Porém,
o que pouca gente sabe é que essa história de sucesso começou quase que por
acaso.
O
fundador Juliano Prado conta que ele
e seu sócio Marcos Luporini estavam
com dificuldade para conseguir investimento e continuar o que antes era apenas
um projeto pessoal. Um dia, um amigo da dupla pediu o arquivo em vídeo para
apresentar numa emissora de TV.
“Como não conseguimos gravar em DVD,
resolvemos subir o clipe no Youtube para que ele pudesse ter acesso. Íamos
apagar logo depois, mas acabamos esquecendo o clipe lá”, lembra Prado.
A
emissora não se interessou pelo produto. Porém, seis meses depois o vídeo tinha
500 mil visualizações no Youtube. “Foi
quase por acaso. Vimos que as pessoas gostavam e pediam novos clipes”,
conta. O empreendedor lembra que na época, em 2006, praticamente não havia
conteúdo profissional no Youtube.
“Ficamos inclusive com medo de que colocar na
internet pudesse nos prejudicar na hora de crescer. Mas aconteceu justamente o
contrário”, conta.
Força do online
Foi
o estalo para a marca deslanchar. Depois do sucesso do primeiro vídeo, em vez
de continuar esperando por patrocinadores ou pela aprovação de emissoras de TV,
os sócios decidiram investir por conta própria na gravação do primeiro DVD da
marca.
Com
15 mil reais e muita boa vontade de todos os envolvidos na produção, eles
conseguiram lançar a coletânea de forma independente em 2008. Desde então, a
marca já lançou outros três DVDs. Só no Youtube são 7 milhões de visualizações
diárias.
A
marca tem apostado em reforçar sua presença online e tem seus clipes
disponíveis em cerca de 15 canais na internet (além do Youtube, está na Netflix
e Now, por exemplo).
Em
dez anos de história, nunca teve um programa na televisão.
Música brasileira
Além
dos vídeos, em 2012 a Galinha Pintadinha
passou a faturar também com produtos licenciados. Hoje são 900 itens, que
incluem material escolar, bonecos, itens de higiene, decoração de festas etc.
No
total, os produtos licenciados da marca movimentam um montante de 300 milhões
de dólares, dos quais a empresa de Prado fica com cerca de 2%. “Estamos em 89º lugar no ranking global das
marcas licenciadas, com o agravante de que não temos programa na TV, algo raro
nesse meio”, afirma o empreendedor.
Para
Prado, o sucesso dos vídeos é fruto de uma conjunção de fatores. O primeiro
deles é o fato de a empresa ter aproveitado o início do da febre pelos vídeos
na internet.
“A gente tem um produto que, meio sem querer,
estava bem adaptado a esse universo digital. Na época era só um projeto que a
gente estava botando no ar e vendo no que dava. Tem a ver com essa mudança de
paradigma. Somos uma produtora de fundo de quintal que concorre com grande
empresas”, afirma.
Outro
fator, segundo Prado, é que a Galinha
Pintadinha trabalha com músicas brasileiras. “A música brasileira é muito rica. Nosso primeiro DVD é feito apenas com
músicas nacionais de domínio público, até por uma questão de custo. A gente
pegou essas músicas que já tinham sido muito regravadas e pela primeira vez
incluímos um desenho animado. Aí juntou a força da música nacional com a
novidade do formado digital. ”
Futuro
A Galinha Pintadinha também está fazendo
sucesso no exterior. O canal do Youtube em espanhol já soma 2,5 bilhões de
visualizações. Há ainda conteúdos traduzidos para o inglês.
Agora,
a marca trabalha na tradução para mais cinco línguas: italiano, francês,
alemão, japonês e chinês.
Outro
produto a ser lançado no ano em que a marca comemora dez anos é a Galinha Pintadinha Mini. “É uma série com histórias, um pedido antigo
dos fãs”, explica Prado. Serão 26 episódios, com 11 minutos cada, em que
haverá história, música e conteúdo educativo.
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